Serviços

JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO

Tem o nobre objetivo de trazer a público fatos que alguém pretende manter escondidos e que são difíceis de estabelecer, apurar e comprovar. Fatos que habitualmente têm, como nos casos que acabámos de citar, fortes repercussões sobre a vida de cidadãos concretos, de instituições e sobre a própria vida em sociedade. Os/as Jornalistas Profissionais independentes associados/as ao Press Team podem ajudar.

Contacto

FOTOJORNALISMO

"Uma imagem vale mais que mil palavras", uma expressão muito utilizada, principalmente, por quem se valem do argumento de que só é possível acreditar num fato se ele for visto. Com o fenómeno das redes sociais essa frase ganhou ainda mais sentido. Só o que é registado em imagem é que conta como verdadeiro. O fotojornalismo, que conta histórias através das imagens, que humaniza o texto e traz à tona o rosto dos personagens descritos na notícia, agrega as duas principais estruturas de informação: o texto e a imagem. O/a fotojornalista de hoje tem de demonstrar velocidade e eficiência. Dependendo do tipo de cobertura, tem de tirar fotos, fazer vídeos, separar o material, enviar tudo para a redação e tudo isso a partir do local do acontecimento.

A importância de um/a profissional da imagem é tornar possível a existência de narrativas visuais, independente da plataforma, para um público cada vez mais consumidor de conteúdos digitais. O emagrecimento das redações afetaram as editorias de fotografia tornando comum verem-se fotografias de grandes acontecimentos com créditos de agências de notícias. A compra de imagens em agências passou a ser rotina tornando o jornalismo cada vez mais parecido. É comum verem-se jornais com as mesmas fotografias no dia seguinte a um grande acontecimento. O projeto Press Team tenta contrariar essa tendência possibilitando a contratação de Jornalistas Profissionais independentes de forma mais económica para as redações.

TEXTOS JORNALÍSTICOS

O texto jornalístico - na forma de notícia ou de reportagem - é, provavelmente, o género textual mais lido, pois possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade. Potenciado pelas redes sociais e, diante do fenómeno das notícias falsas, o rigor é posto à prova diariamente, junto com o prestígio do órgão de comunicação social. A busca por informação fidedigna aumentou exponencialmente à medida que os desinvestimentos tomam conta das redações. O projeto Press Team propõem o caminho do meio através da contratação pontual de Jornalistas independentes que, dentro do estilo do meio, podem ser de enorme ajuda.

REDES SOCIAIS

Com as redes sociais os/as jornalistas deixaram de ter um prazo fixo para apresentarem os seus trabalhos e passaram para um prazo contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, aumentando a pressão sobre esses/as profissionais, obrigando-os/as a uma maior celeridade na publicação ou atualização das matérias.

As redes sociais também permitem o contacto e a recolha de informação quase instantaneamente, no acesso a fontes que até aqui dificilmente estavam disponíveis. Essa ligação, entre profissionais de comunicação e redes sociais, potencia uma imagem distorcida do mundo real, pois aquilo que é visto nas plataformas digitais pode corresponder apenas à opinião de um grupo que, por vezes, nem sequer é maioritário ou relevante. O apoio dos/as Jornalistas Profissionais associados/as ao projeto Press Team poderão mudar esse paradigma, aumentar o prestígio do meio e, consequentemente, a audiência.